Reunião na ACIT recebe Senador Jorge Seif e trata de prioridades

23/07/2025
Encontro promovido pela ACIT e CONSET abordou Morro dos Cavalos, Apa da Baleia Franca e outros pleitos importantes
Reunião na ACIT recebe Senador Jorge Seif e trata de prioridades

A visita do senador Jorge Seif na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), na tarde desta quarta-feira (23), reuniu lideranças e imprensa e tratou de temas relevantes para o desenvolvimento. Participaram do encontro, o presidente da ACIT, Alexsandro da Cruz Barbosa, o prefeito municipal Estêner Soratto Junior, o vice-prefeito, Denis Matiola, o presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Felippe Tessmann, o presidente do Conset (Conselho das Entidades de Tubarão), Fernando Nandi e o vice-presidente regional Sul da FACISC (Federação das Associações Empresariais de SC), Pedro Kuesniecow.

Foi apresentada a campanha "Solução já", encampada pela ACIT e Associações Empresariais do Sul, para celeridade na resolução do Morro dos Cavalos. O senador disse que esta é uma questão que depende do Governo Federal e propôs uma comitiva de lideranças do Sul a Brasília. "Sugiro uma audiência com representantes da Amurel, Amesc e Amrec para discutirmos esta prioridade com o Ministro, pois depende do governo federal. Esse trabalho de conscientização e "pressão" nós podemos fazer juntos", disse o senador, que confirmará a agenda em Brasília. Foram mencionadas também as rotas alternativas em São Bonifácio, Anitápolis e Santa Rosa de Lima. "Enquanto aguardamos o processo do Morro dos Cavalos é importante buscarmos agilidade nas rotas alternativas, evitando maiores transtornos", lembrou o presidente da ACIT. 

A APA (Área de Preservação Ambiental) da Baleia Franca também esteve na pauta. O prefeito Soratto reforçou a preocupação e as disparidades no traçado. "É difícil entender por que o traçado aumenta quando chega em Itapirubá, comprometendo uma área considerável de Laguna, Jaguaruna e região. É preciso rever essa questão urgente", afirmou. Segundo o senador, em Santa Catarina as opiniões dos parlamentares divergem. "Há deputados que são a favor e outros que são contra. Acho que nós temos que preservar o meio-ambiente, mas também o ser humano, especialmente quando o assunto é trabalho. O que podemos buscar é tentar redesenhar essa região ou impedir o avanço dessa área sobre os Municípios do Sul do Estado", declarou.

Além dos pleitos, foram levantadas preocupações com relação à Lagoa de Ibiraquera e sobre a questão política e econômica nacional. "Precisamos estar conscientes da nossa responsabilidade ao escolhermos nossas lideranças e entendermos quais os papeis do Executivo e do Legislativo", concluiu.

 

Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC01274JP)
(48) 98848-1462


Faça parte da nossa lista de emails

Endereço

Av. Marcolino Martins Cabral, 1788 - Ed. Minas Center, 2º andar
Vila Moema | Tubarão - SC | CEP: 88705-001

Atendimento

(48) 3626.6222 secretaria@acittubarao.com.br

Redes Sociais