A Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) e a Fundação InoversaSul assinaram, nesta semana, em reunião na sede da Associação, o Termo de Compromisso para um estudo de novo modelo de desenvolvimento econômico e industrial para o município de Tubarão. Fruto de parceria entre as duas instituições, o estudo propõe não só identificar áreas disponíveis para a implantação de indústrias, como também pensar estrategicamente o futuro da cidade, a fim de consolidar Tubarão como um polo regional de desenvolvimento sustentável, competitivo e inovador.
A expectativa é de que o estudo sirva de base para decisões futuras da administração pública e da comunidade empresarial, oferecendo uma visão sistêmica e contemporânea do desenvolvimento industrial. A proposta é que, ao seu final, ele se torne um norte para as políticas públicas de desenvolvimento e promoção industrial da cidade.
Para o presidente da ACIT, Alexsandro da Cruz Barbosa, é preciso pensar em todos os setores da economia e a indústria tem forte característica de fazer o recurso circular no Município. "Nosso objetivo é apresentar este estudo aos líderes políticos, servindo como uma fonte de informação e tomada de decisão", declara.
"Este é o desafio conceitual que assumimos com o segmento empresarial de nossa cidade", destacou o professor Valter Schmitz Neto, presidente da Fundação Inoversasul. "Não se trata apenas de localizar terrenos; trata-se de um compromisso com o pensamento estratégico, com a definição de diretrizes claras para o futuro industrial de Tubarão", completa.
O projeto propõe, ainda, uma profunda análise do histórico e do atual momento econômico da cidade, apontando para um caminho de desenvolvimento que prioriza inteligência, tecnologia e sustentabilidade e convida à reflexão sobre qual o modelo de desenvolvimento industrial que Tubarão deseja e precisa construir.
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462