A regulamentação do Conselho Profissional de Esteticistas e Cosmetólogos no Brasil foi pauta de evento que aconteceu nesta segunda-feira (31), na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), iniciativa do Núcleo Estética e Beleza da entidade. O encontro contou com maciça presença de profissionais do setor, além de lideranças como a deputada federal Geovania de Sá, o secretário de Saúde do Município, Otávio Piva, representando o Governo Municipal e a vereadora Paula Anacleto, representando a Câmara de Vereadores de Tubarão. Também contou com a presença do presidente da ACIT, Alexsandro da Cruz Barbosa, que reforçou a relevância do Núcleo. "O Núcleo tem cumprido o seu papel de reunir a classe para tratar do desenvolvimento do setor e de cada integrante. Buscar este Conselho representativo é muito importante, a exemplo de outros setores organizados", declarou. Participaram ainda a líder Santa Catarina da Anesco (Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos), Jaqueline Marmitt e a advogada especialista do Direito Médico, da Saúde e Estético, Rúbia Marinho.
Para a deputada Geovânia de Sá o trabalho de articulação é significativo no processo. "Agradeço à ACIT e ao Núcleo, que nos confiaram esta demanda. Agora, vamos encaminhar ao Legislativo da Câmara para fazer a análise do projeto de lei, e então poder protocolar na Câmara Federal e Senado. Teremos que acompanhar em todas as comissões para atender essa demanda. A ACIT tem esse papel importante através dos núcleos, levantar demandas para que o setor e a economia cresçam. Temos um número expressivo de esteticistas e cosmetólogos no Brasil. O governo tem a representatividade para criar a regulamentação, então não há motivos para demora no processo, mas é um trabalho conjunto com a sociedade organizada e profissionais. Um projeto de lei tem um caminho longo, mas depende também do envolvimento de todos. A minha expectativa é de que realmente o projeto não fique parado", explicou.
Segundo a coordenadora do Núcleo Estética e Beleza da ACIT, Sabrina Michele, o Conselho é uma forma de fortalecer e desenvolver o setor. "Sabemos que no Brasil a Estética é um dos segmentos que mais cresce e em Tubarão e região não é diferente. Precisamos regulamentar a classe para assegurar direitos com isso, que ela se fortaleça. Com um conselho, temos amparo legal, acesso a mais instituições de ensino para capacitação, entre outros diferenciais", conclui. Ela destaca também a importância do Conselho para regulamentar a prática no Município, diante da Vigilância Sanitária.
Estética e Beleza é um dos 13 núcleos da ACIT para o fortalecimento da classe empresarial. Através de uma metodologia própria, identificam-se as principais dores dos segmentos empresariais e buscam-se meios para avançar trazendo capacitação, estruturação e mais oportunidades no mercado. Para saber mais acesse o instagram do Núcleo clicando aqui.
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC01274JP)
(48) 98848-1462