Videocast da ACIT traz episódio sobre a importância do crédito nos negócios

25/01/2024
Episódio esclarece e orienta sobre a importância do crédito para quem quer iniciar ou expandir o próprio negócio
Videocast da ACIT traz episódio sobre a importância do crédito nos negócios

Crédito para os Negócios é o tema do episódio 16 do Conexão ACIT, videocast da Associação Empresarial de Tubarão que traz temas relevantes relacionados ao dia a dia do empresário, seus desafios e oportunidades de desenvolvimento. Na segunda temporada, o episódio traz como convidados o diretor de crédito e fomento da ACIT, Sérgio Marquetto, o gerente da Sicredi Tubarão - agência Centro, Ricardo Salvalaggio e a gerente da Casa do Microcrédito, Patrícia Martins Gonlçalves.

Logo no início, a conversa esclarece: "a questão não é o crédito e sim o que você fará com ele. O crédito, bem aplicado no negócio, dentro de um planejamento, deve te trazer retorno, para que você possa pagar por ele e sobrar recurso. É o que se espera do negócio", afirma Marquetto.

Também foram reforçadas as atuações de Casa do Microcrédito e da Sicredi, instituições financeiras que surgiram com o envoltimento direto da ACIT. "A Casa do Microcrédito atende o empreendedor de pequeno negócio, normalmente que está iniciando, algumas vezes na informalidade, e precisa do crédito como incentivo para crescer. Fazemos parte de um programa do Governo Federal, com créditos de até R$ 20 mil", explica Patrícia. "Um dos diferenciais da Sicredi é que o associado participa dos resultados da instituição. Atuamos com todos os produtos e serviços do mercado financeiro tradicional e cada associado que ingressa na cooperativa é dono do negócio", completa.

Entre as ações práticas na aquisição do crédito, os convidados esclarecem: "é importante planejar o uso do crédito, lançar mão do relacionamento estabelecido com as instituições para ter essa orientação e uso sustentável do recurso. Focar principalmente nas oportunidades de investimentos, quer seja para reduzir custos do negócio, ou para expandir. Outra dica importante é saber separar os gastos pessoais do faturamento da empresa", concluem.

Para assistir o episódio na íntegra CLIQUE AQUI

Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC 01274 JP)