O presidente da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), Gean Carlo de Bom da Silva, participou, na manhã desta terça-feira (7), em Florianópolis, do ato oficial de assinatura do governador Jorginho Mello, para abertura do processo de concessão patrocinada do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. “Este é um grande passo para todo o Sul de Santa Catarina, conquista que é fruto do esforço conjunto de muitos envolvidos ao longo dos anos”, declarou Gean.
A empresa que vencer a licitação será responsável pela exploração, manutenção e expansão do aeroporto, pelo prazo de 30 anos. O edital prevê os investimentos necessários por parte do concessionário, incluindo alargamento da pista e ampliação do terminal de passageiros nos três primeiros anos, além das manutenções que contam como investimento e reinvestimento ao longo do contrato. A remuneração da concessionária terá origem em receitas tarifárias e não tarifárias (locação de salas, espaços publicitários, entre outros e caberá ao Estado fazer um aporte financeiro em contrapartida, que será liberado à medida em que os investimentos forem realizados.
Participam do processo a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e a Secretaria da Fazenda (SEF/SC). O Aeroporto de Jaguaruna movimenta atualmente cerca de 10 mil passageiros por mês, chegando a 120 mil por ano. O pico das operações ocorreu em 2017 quando foram registrados 143 mil passageiros. Com a concessão, estima-se que o aeroporto movimentará, em média, 188 mil passageiros por ano.
Com informações da Secretaria de Portos, Aerportos e Ferrovias do
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462