A terceira turma do projeto Programando o Futuro, iniciativa da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) através de seu Núcleo de Tecnologia, Prefeitura Municipal, IFSC e Exército, iniciou na terça-feira (23). Desta edição participam 40 jovens, sendo 19 soldados do Exército de Tubarão e 21 da comunidade, com o objetivo de capacitar os participantes para as oportunidades de inserção no setor de TI (Tecnologia da Informação).
A primeira edição do projeto foi em 2020, com a formação de 40 jovens que prestavam serviço militar à época. No início do ano, foram abertas novas vagas para a comunidade, que contou com aulas de março a julho. A terceira turma tem previsão de encerrar em dezembro de 2022.
O diretor de desenvolvimento setorial da ACIT, Giovani Bernardo, participou da aula inaugural e ressalta o pioneirismo do projeto, no Brasil. “Foi inspirado em experiências vistas durante a Missão Israel 2019. É uma iniciativa muito importante, pois além de contribuir para atender às necessidades das empresas de TI por mão de obra especializada, também trará oportunidades aos jovens de ingressarem em uma área financeiramente muito promissora,” avalia.
Para o coordenador do Núcleo, Eder Cachoeira, esta é uma oportunidade para atender a demanda por profissionais na área. "Queremos mostrar o potencial do setor para mão-de-obra, e esse projeto tem sido uma oportunidade pra isso".
O curso tem carga horária de 80 horas, com aulas às terças-feiras e quintas-feiras, sendo 40 horas dadas por professores do IFSC e 40 horas ministradas por empresários do ramo da tecnologia de Tubarão. Ao final do curso, os alunos apresentam uma proposta de projeto aos empresários.
Com informações e fotos da Prefeitura Municipal de Tubarão
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462