Um ano de superação para a classe empresarial. Assim foi 2021 que, no balanço de atividades da ACIT, traz um resultado positivo, tanto no potencial articulador da entidade junto às causas da sociedade, quanto na oferta e prestação de serviços aos associados e à comunidade.
“Este ano foi marcante, porque vimos vários pleitos históricos da entidade caminharem mais perto de sua concretização, o que trará muito mais desenvolvimento e oportunidades”, reforça o presidente da Associação, Gean Carlo de Bom da Silva.
Ele se refere a obras estruturantes como a ponte Stelio Cascaes Boabaid, que ligará Tubarão e Capivari de Baixo, a Rodovia Serramar, através do projeto de pavimentação da rodovia Ageu Medeiros, os investimentos do governo do Estado no Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, entre outros, como a participação direta no processo de transição para a nova operação da Usina Jorge Lacerda. “Recebemos o governador Carlos Moises da Silva em nossa sede, onde pudemos dialogar de perto sobre as necessidades da região”, lembra o presidente, que integrou a mediação entre os entes públicos para a celeridade destas obras.
Soluções para o empresário e sua equipe
O fortalecimento dos negócios, especialmente pós-pandemia, se reflete na qualidade de vida da comunidade, gerando empregos e renda. Um dos programas que tem dado muito certo para cumprir este propósito, é o PGVE (Programa de Gestão e Vivência Empresarial). Em 2021, ele somou 5 turmas totalizando 270 participantes só em Tubarão, entre empresários e gestores, num ambiente de inovação, networking e aprendizado. A expertise da ACIT na realização do programa a levou a ser base, na região, para a implantação do PGVE em outras cidades como Braço do Norte e Criciúma, que iniciarão sua segunda turma no próximo ano e Orleans, dando start nas primeiras turmas de Araranguá, Jaguaruna e Palhoça.
Capacitação
Contar com mão-de-obra qualificada é uma demanda das empresas. Por isso, a ACIT realizou diversos cursos no seu programa Capacitação, em 2021. Foram cerca de mil pessoas capacitadas pelos mais de 50 cursos nas modalidades presencial e online. A agenda de cursos e treinamentos inicia em janeiro, com a primeira programação de 2022: o Empretec, e com o cronograma do ano, incluindo as palestras do ConnectACIT, a ser apresentada.
Núcleos e Networking
Outro ponto forte do trabalho da ACIT é reunir profissionais em um mesmo ambiente e promover a troca de oportunidades entre eles. Os Núcleos Setoriais são uma maneira de catalisar este esforço, uma vez que reúnem negócios de um mesmo segmento para seu fortalecimento. No ano que se encerra, foram realizadas mais de 120 reuniões dos Núcleos de Tecnologia da Informação, Gastronomia, Saúde e Jovens Empreendedores, que ganharam ainda mais força, e dos dois Núcleos criados: Gestão e Empreendedorismo Jurídico e Imobiliárias. Para o próximo ano, a expectativa é a criação de dois novos Núcleos: Mulher Empresária e Madeireiros e Moveleiros.
Estrutura
Em 2021, cerca de 9,5 mil pessoas passaram pelos auditórios e salas de reuniões da ACIT, o que comprova a importância de disponibilizar uma estrutura para as empresas. Este espaço físico se complementa com as diversas Soluções Empresariais disponíveis ao empresário e seus colaboradores, cumprindo o planejamento estratégico da instituição.
De 22 de dezembro a 5 de janeiro, a equipe ACIT estará em recesso, retornando em expediente normal a partir do dia 6 de janeiro. Em caso de necessidade, a Facisc estará de plantão para atendimento das Soluções Empresariais, no telefone (48) 3952-8844.
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462