Nesta segunda-feira (19), a palestra Origem Santa Catarina, ministrada pelo coordenador de Turismo do Sebrae SC, Alan Claumann, reuniu empresários dos restaurantes que participarão da 2º Festival Gastronômico, em encontro que integra a programação pré-evento.
Origem Santa Catarina é um selo que agrega valor aos negócios a partir da identidade catarinense. Claumann, que lidera os projetos de Indicação Geográfica em Santa Catarina, repassou aos empreendedores diversas dicas para fortalecer os negócios e cases de sucesso nas várias regiões do Estado.
Para o presidente da ACIT, Gean Carlo de Bom da Silva, iniciativas assim possibilitam uma rica troca de informações que contribui com o desenvolvimento do setor. “O Festival Gastronômico é também uma forma de contribuir com as empresas que enfrentam desafios por conta da pandemia, ressaltando o que têm de bom a oferecer para toda a região”, aponta.
“O festival está se estruturando, consolidando a participação e o entendimento dos restaurantes. Tivemos mais esse momento de troca e bate-papo para consolidar e endereçar a questão da gastronomia como uma importante peça da economia da cidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Giovani Bernardo.
Segundo Alan, na busca por uma renovação do Turismo por conta da pandemia, ressalta-se a atenção quanto à história de Santa Catarina que vêm sendo contada ao turista. “Desta forma, a exemplo do que acontece na Europa, o programa Origem Santa Catarina busca desenvolver produtos indicados pela origem e reunir parceiros que possam agregar ao Festival”, explica.
Este foi o segundo evento da programação. Na semana passada, a palestra sobre as Memórias e Histórias de Tubarão, ministrada pelo jornalista e escritor Ramires Linhares, teve como objetivo trazer inspiração para os empresários, chefs e cozinheiros na criação dos pratos que serão introduzidos no cardápio do evento.
Iniciativa da Prefeitura Municipal de Tubarão (PMT), Sebrae SC e ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) com o apoio de seu Núcleo de Gastronomia, o 2º Festival Gastronômico terá este ano como tema "Sabores e Memórias" embasando a criação de pratos exclusiva para o festival, um dos grandes diferenciais do evento. Também estão previstas outras oficinas como a desta segunda-feira, além de cursos e palestras durante o período que antecede o festival, levando em conta o potencial gastronômico da cidade de Tubarão, agregando conhecimento e informações e assim, ainda mais valor aos negócios a partir da identidade catarinense.
Neste ano o festival acontecerá de 16 e 24 de outubro, reunindo nove restaurantes: Sevens, Armazém João Nica, Scatola, Pier 29, Casa do Doce, Taiken, Immigrato, Céu da Boca e Didge.
Foto: Prefeitura de Tubarão
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462