Reunir empresários para ouvir demandas específicas de cada bairro. Este é o objetivo do ACIT nos Bairros, através de encontros itinerantes para promover a integração e estreitar ainda mais o relacionamento da entidade com a comunidade empresarial. Nesta segunda-feira (5), o encontro aconteceu no Museu Ferroviário de Tubarão, reunindo conselheiros e diretores da Associação, representantes do poder público, empresários da Comunidade Empresarial de Oficinas, com quem a ACIT firmou um termo de intenções, e até representantes de bairros vizinhos. Na pauta, entre as reivindicações, foi feita a apresentação do Place Branding e do Museu Ferroviário, considerado o maior em acervo, da América Latina.
Um dos pedidos foi quanto à conclusão da sede do Corpo de Bombeiros naquele bairro. Segundo infromações repassadas à ACIT, a prefeitura já dispõe de recursos para a obra, dependendo agora de questões administrativas. Também foi apresentada a proposta da criação de uma rua coberta, orçada em cerca de R$ 500 mil. A obra poderá fomentar diversas oportunidades de negócios, servindo como um espaço para feiras, exposições e outros eventos. Sobre o Museu Ferroviário, com a possível mudança da sede da FTC, a proposta é de que ele seja transferido para aquele local que hoje abriga a administração da Ferrovia. "A ACIT tem o papel de articular todos os envolvidos, para acelerar resultados. Isso podemos assegurar que faremos", declarou o presidente da entidade, Alexsandro da Cruz Barbosa.
Com um acervo que ultrapassa os 40 mil itens catalogados, o Museu Ferroviário de Tubarão preserva parte da história da cidade, que cresceu também com base no transporte ferroviário. "O turismo cultural, junto com a preservação do patrimônio, pode trazer desenvolvimento econômico expressivo para a região. Precisamos ver a cultura e história como um meio de oportunidades para a cidade e para as pessoas", disse a museóloga Silvana Souza, que coordena os trabalhos no Museu.
A nova sede, com espaço adequado, valorizaria o acervo. Para Everaldo Luiz Barreto da Silva, presidente da SALV (Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor), também presente na reunião, "o patrimônio do museu é da cidade, é do Brasil e por isso, merece receber atenção e valor", alertou.
O ACIT nos Bairros deverá acontecer a cada três meses. Os bairros que tiverem demandas e desejarem direcionar á ACIT, podem fazê-lo entrando em contato pelo telefone/whatsapp (48) 3626-6222.
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC01274JP)
(48) 98848-1462