As Associações Empresariais do Sul e Extremo Sul de Santa Catarina, filiadas ao Sistema FACISC, estiveram reunidas tendo como pauta o aumento do Fundo Eleitoral. Apesar de convidados para estarem presentes à reunião, os senadores e deputados federais catarinenses que votaram a favor deste aumento não compareceram.
Em 2020, os recursos destinados ao chamado “Fundão” somaram cerca de R$ 2 bilhões e, em 2021, o Congresso Nacional aprovou o projeto para elevar os recursos de campanha então para R$ 5,7 bilhões.
Desta forma e, em unanimidade, vimos manifestar formalmente o posicionamento que reforça a união dos empresários, a fim de que o dinheiro público proveniente de todos os impostos não seja utilizado para financiar campanhas eleitorais, mas sim, para que seja investido em obras e medidas necessárias a promover a maior qualidade de vida da população. Este posicionamento está fundamentado nos seguintes pontos:
1. A unanimidade contrária ao aumento do Fundo Eleitoral, em nome de todas as 22 Associações Empresariais que representam mais de 4.370 empresas associadas, que juntas somam aproximadamente 28 mil empregos diretos.
2. A recomendação para que as Associações Empresariais e entidades engajadas neste movimento não recebam os candidatos que votaram a favor do aumento do Fundo Eleitoral, especialmente no período de campanha e pré-campanha.
3. A indignação pela falta de respeito e descaso com a ausência de resposta e presença dos parlamentares convidados, o que somente reforça o descaso com a gestão dos recursos públicos e nosso posicionamento.
4. O ingresso/apoio das Associações Empresariais em medidas judiciais, a fim de coibir o aumento de uso dos recursos públicos para custear campanhas político partidárias, por meio do Fundo Eleitoral.
As empresas são a força motriz da economia, gerando empregos e renda, com despesas e responsabilidades que precisam ser cumpridas, incluindo o pagamento de seus impostos em dia. Ainda vivemos um cenário extremamente desfavorável por conta de uma pandemia sem precedentes, que comprometeu o funcionamento de muitos negócios, impactando diretamente na vida da população.
Ratificamos que as Associações Empresariais fazem parte de um movimento político apartidário e prezam sempre pela transparência em favor do coletivo.
Lembramos da importância de nos mantermos informados quanto ao fluxo das decisões que influenciam diretamente o andamento de nossa sociedade. Nosso esforço, enquanto entidades de classe, também se faz nesse sentido.
Atenciosamente,
Associações Empresariais do Sul (Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Gravatal, Imbituba, Jaguaruna/Sangão, Laguna, Rio Fortuna, Tubarão) e Extremo Sul (Araranguá, Balneário Rincão, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Nova Veneza, Orleans, Sombrio, Urussanga)
Tubarão (SC), 26 de janeiro de 2022.